Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Nesta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia especial de autocuidado para seus colaboradores, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A programação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, reunindo momentos de relaxamento, beleza e reflexão sobre a importância de cuidar da saúde física e emocional.
O evento contou com um bate-papo interativo com a máster Coach e mentora Eliane Correia sobre “Gerenciamento das Emoções”, além de momentos práticos de cuidado com o corpo e a mente. Colaboradores puderam desfrutar de um verdadeiro “spa do bem-estar”, com massagem relaxante, spa dos pés, automaquiagem para as mulheres e revitalização facial para os homens — tudo em um ambiente de descontração e integração.
A ação organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), contou com a parceria da turma de Estética da Faculdade Fasipe.
Segundo Yasmin Gavinescki, representante da turma, o objetivo foi proporcionar um momento de relaxamento, prazer e bem-estar aos colaboradores. “Realizamos técnicas como aromaterapia, spa de gelatina e massagens nas costas e ombros, ajudando a aliviar as tensões do dia a dia”.
A coordenadora da CIES, Silvinha Gehring, enfatizou que o foco do evento foi o equilíbrio entre corpo e mente. “Foi um momento preparado tanto para os homens quanto para as mulheres. Eles receberam mimos como massagens, spa dos pés, automaquiagem, revitalização facial e uma palestra sobre autoconhecimento. Foi um presente da Secretaria para quem dedica tanto tempo cuidando dos outros. É preciso pensar no colaborador, porque ele precisa estar bem para oferecer o melhor atendimento à população.”
A ACS, Claudya Carvalho, elogiou a iniciativa. “A gente tira tantas horas do dia para trabalhar e acaba esquecendo de tirar um momento para nós. Eu me senti supervalorizada. Foi um dia leve, gostoso, fora da rotina, fundamental para quebrar o ritmo que às vezes é muito acelerado”, pontuou.
A secretária-adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, destacou o valor do momento como uma pausa necessária na rotina intensa da saúde pública. “A Secretaria se dedica a tantas campanhas de prevenção, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, o Novembro Azul. Mas é essencial olhar também para dentro, para quem faz a saúde acontecer. O profissional da saúde vive uma sobrecarga emocional muito grande e precisa reconhecer o momento de pausar, respirar e se cuidar.”
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).