Nesta quarta-feira, dia 20, por exemplo – e amanhã também, as equipes estão nas salas de espera dos PSFs para orientações acerca do número de casos notificados de dengue no Município, bairros com maiores índices de infestação do vetor e divulgação do Boletim da Dengue.

Para a sexta-feira, dia 22, consta na programação visitação no bairro Benjamim Raiser com intensificação e orientações. E no dia 28 a programação conta com mobilização no bairro Vila Bela com apresentação de teatro na escola e blitz educativa pelo bairro. As equipes estarão na escola partir das 13h30.

Mas tudo começou bem antes. Como ninguém pode ficar parado, (nem no fim de semana, que é o momento para reservar os dez minutinhos semanais para cuidar da casa e do quintal); no último sábado, dia 16, foi dia de participar da Assistência em Movimento no bairro Mário Raiter, ação promovida pela Secretaria de Assistência Social. Por lá, as equipes da Saúde aproveitaram o evento para detalhar os cuidados para o controle do vetor; além de entregar o calendário da coleta dos resíduos sólidos.

E desde a segunda-feira, dia 18 as equipes de Sorriso voltaram para as ruas para coletar informações para um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O outro foi feito no mês de fevereiro e caso você estranhe a presença do ACE não se preocupe: todo mundo está novamente na rua para levantar índices. E a presença do profissional de combate à endemias vai ficar ainda mais intensa, pois daqui para frente, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, serão seis LIRAas anuais – até então eram quatro.  A coleta desse novo levantamento segue até o dia 22 de março. 

 Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, o levantamento permite uma compreensão mais abrangente da distribuição do vetor Aedes aegypti; além de fornecer informações detalhadas sobre o percentual de imóveis positivos, percentual de depósitos positivos e o tipo predominante de recipiente positivo. Esses dados são coletados para direcionar melhor as estratégias de controle do vetor.

 Boletim da dengue

De 1.º de janeiro até o momento, Sorriso registrou 84 casos de dengue – 16 em janeiro, 44 em fevereiro e, até o momento, 24 em março. Há ainda um registro de Zika em janeiro e dois casos de Chikungunya, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.

No último Boletim da Dengue, divulgado no dia 13 de março, o Assentamento Jonas Pinheiro registrou índice de infestação de 16,06 para o Aedes aegypti.  O São Francisco fechou em 13,04%; no Loteamento do Valo o índice foi de 10,34%; no Industrial Nova Prata o número chegou a 10,15% e no Fraternidade a 9,3%; todos índices de alto risco. Independente da área – urbana ou rural - o índice aceitável pelo Ministério de Saúde é de até 1%.