Agora, o apelo é para que todos os pacientes – isso mesmo, os 175 com as guias já em mãos compareçam aos exames. 

“É muito difícil conseguir exames como esses, pois são de alta complexidade, então não podemos e não devemos desperdiçar, por favor, não faltem”, ressalta o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

“Semana passada, no mutirão de endoscopia que realizamos no feriado, dos 80 agendados, 20 pacientes faltaram, o que causa um grande transtorno para quem oferta e quem agenda esses exames”, diz. O secretário lembra que há um grande esforço da Secretaria de Saúde junto ao prestador de serviços para viabilizar esses exames que são de alta complexidade.

E para quem está aguardando exame como o de endoscopia, sempre é bom lembrar que a ordem de chamada é pela classificação de prioridade, ou seja, os casos mais graves são chamados primeiro, especialmente casos em que há suspeita de doenças graves. Porém, todo paciente que aguarda realização de endo e tem alguma dúvida, pode e deve procurar informações; ou diretamente no PSF ou pelo whatsapp da Central de Regulação pelo número (66) 99978-8441 que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

Luis Fábio pontua que o trabalho da Central de Regulação é complexo e para que o paciente dê continuidade ao tratamento, após receber o resultado dos exames o paciente é encaminhado para o retorno médico com o especialista para a sequência do tratamento. Todas as ações são coordenadas e estão sendo proporcionadas de forma 100% gratuita com recursos municipais. “A gente trabalha muito, conversa muito, busca parceiros para a realização, busca recursos financeiros e temos no prefeito Ari Lafin um grande parceiro, que nunca nega valores para a aplicação em saúde e quando conseguimos êxito é muito especial”, finaliza.