Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
O “Saúde em Ação” esteve ontem, pela manhã, 10 de agosto, no Assentamento Jonas Pinheiro. O momento contou com várias ações simultâneas como visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde (ACSs) e de agentes de combate a endemias (ACEs) que realizaram 22 novos cadastros familiares; as equipes distribuíram também 200 frascos de hipoclorito de sódio e realizaram orientações.
A manhã rendeu ainda a vacinação de dez pacientes com a aplicação de 19 imunizantes e a realização de 45 testes rápidos para hepatites virais e sífilis. Ainda teve consulta médica, foram 23 atendimentos médicos e 24 procedimentos odontológicos. Os pets também não ficaram de fora. 91 cães receberam a vacina antirrábica e 15 gatos também foram imunizados.
De acordo com a enfermeira e coordenadora de Atenção Primária no Município, Melissa do Carmo Siqueira Vilela, o Saúde em Ação, tem como meta ofertar condições para que as pessoas que enfrentam mais dificuldades em procurar uma unidade de saúde, possam receber orientações e atendimento clínico. “O Assentamento Pé no Chão fica distante de PSFs, então nós fomos ao local com oferta de atendimento volante, levando saúde para a casa dos pacientes”, diz. “É uma busca ativa por pacientes”, ressalta.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).