Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Informação, testes rápidos realizados, vacinas atualizadas.... o 25 de julho, Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, foi assim para mais de 150 caminhoneiras e caminhoneiros que tem na boleia a segunda casa. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Saneamento e a FS Bioenergia.
Foi no pátio da FS que o Sérgio foi atendido. Ele destacou que sempre tenta conciliar o trabalho com o cuidado com a saúde. “Hoje ficou mais fácil de realizar os exames, os testes e receber orientações profissionais”, disse.
O supervisor de manutenção Elétrica, Instrumentação e Automação da FS Bioenergia, Cleber Luíz Ranzani, destacou que a empresa tem preocupação constante com a saúde dos trabalhadores e parceiros. A intenção, frisa Cleber, é manter o foco em saúde preventiva.
E quem procurou atendimento no local participou de palestra sobre hepatites; além de ações como aferição dos sinais vitais; bioimpedância; imunizações; avaliação bucal com palestra sobre a importância da saúde bucal e, oferta de testes para hepatites virais; sífilis e HIV.
A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Ghering, pontua que todas as ações visam prevenção e promoção da saúde do trabalhador. “Esse é o terceiro ano consecutivo que realizamos essa ação na FS”, detalha.
“Nosso objetivo ao levar informações diretamente nas empresas é justamente atender a quem, devido à profissão, como é o caso de caminhoneiros, acaba não tendo tempo de procurar uma unidade de saúde; a meta foi ressaltar a importância da realização dos exames de rotina e ofertar uma forma para que possam realizá-los no próprio espaço do trabalho”, completa.
A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).