O Núcleo Telessaúde Mato Grosso, está entre os cinco finalistas na categoria C 7 e-health, ao prêmio World Summit on the Information Society (WSIS) fórum 2019. O evento será  realizado de 08 a 11 de abril de 2019, em Genebra na Suiça.Dentre todas as categorias a única indicação brasileira é do Núcleo Telessaúde MT, o que distingue a relevância das atividades realizadas em  Mato Grosso, considerando as dimensões territoriais do estado e o alcance deste serviços para apoiar os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde.

“Recebemos com muito a honra a notícia de que o Telessaúde de Mato Grosso está entre os finalistas de um trabalho a nível de mundo. Desde o início quando nos foi apresentado esse projeto visionário que facilita o acesso a saúde pública e agiliza os diagnósticos, nós acreditamos na seriedade  deste projeto e na competência dos profissionais, que estavam e estão a frente dele, por isso o município de Sorriso, sempre foi parceiro do Telessaúde. Eu só tenho agora que parabenizar, em nome do coordenador de campo do Núcleo de Sorriso, Valdelírio, toda equipe do Telessaúde do Estado, pontuou o prefeito Ari Lafin”.

O prefeito é um dos convidados a participar do evento, mas ainda não confirmou se vai. “ Me sinto muito honrado em ser convidado para participar, mas preciso ver a questão da minha agenda, pois na mesma data temos compromissos em Brasília, preciso analisar certinho, nesse momento não consigo confirmar se vou ou não”, ressaltou ele.

*Sobre WSIS Fórum 2019*

O WSIS foi criado em 2001 na Assembleia Geral das Nações Unidas e anualmente promove o Forum da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS Forum). Este fórum representa o maior encontro anual da comunidade de informação e comunicação (TIC), discutindo as tendências, a evolução e os desafios dos tópicos digitais. O concurso de prêmios da WSIS Forum é parte integrante do processo de levantamento de dados da WSIS, para ajudar na implementação e acompanhamento das Linhas de Ação da WSIS.

O WSIS Fórum 2019 proporciona uma oportunidade para a troca de informações, a criação de conhecimento e o compartilhamento de melhores práticas, ao mesmo tempo em que identifica as tendências emergentes e promove parcerias, levando em conta a evolução das Sociedades da Informação e do Conhecimento. Em seguimento aos resultados da Assembleia Geral da ONU, Revisão Global da Implementação dos Resultados da WSIS ( Res. A / 70/125) e com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ( Res. A / 70/1 ), o Fórum da WSIS está em constante evolução e fortalecendo o alinhamento entre as Linhas de Ação da WSIS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O painel da WSIS Forum é organizado em conjunto pela UIT, UNESCO, UNDP e UNCTAD, em estreita colaboração com todos os co-facilitadores das Linhas de Ação da WSIS e outras agências das Nações Unidas (UNDESA, FAO, UNEP, OMS, ONU Mulheres, WIPO, WFP, ILO, WMO, ITC, UPU, UNODC, UNITAR, UNICEF e Comissões Regionais das Nações Unidas).

A premiação do WSIS Forum serve como plataforma para identificar e mostrar as histórias de sucesso nas linhas de ação da WSIS. Também nos fornece modelos que podem ser replicados no interesse e, mais importante, reconhecendo os esforços feitos pelas partes interessadas para contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Em 2019, a WSIS vai comemorar o 10º aniversário da criação do Fórum WSIS de 8 a 12 de Abril, sob o slogan “As tecnologias de informações e comunicações para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável". Assim, o Fórum A WSIS continua a fornecer uma plataforma para uma "sociedade da informação justa e equitativa" para todos os Stakeholders, conforme previsto no Plano de Ação de Genebra.