Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Saúde de Sorriso fecha 2023 com mais de 415 mil atendimentos nos PSFs

Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 14:48

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), registrou entre janeiro e dezembro de 2023, mais de 415 mil atendimentos nos 29 PSFs do Município.  E quem mais procura atendimento são as mulheres: mais de 62% dos pacientes, isso é, cerca de 260 mil, são mulheres. Já os homens somam pouco mais de 154 mil atendimentos.

Os dados, pontua o gestor da pasta, Luis Fábio Marchioro, demonstram uma procura alta pela Atenção Primária ofertada no Município. "Hoje contamos com 29 PSFs que chegam aos 100% de cobertura em Atenção Primária; ofertamos ainda a Atenção Secundária com as especialidades, mas no PSF que  começa tudo. O PSF é a porta de entrada para todos os procedimentos e profissionais ofertados no Município", frisa.

O secretário destaca que serviços clínicos, de enfermagem e odontológicos, estão disponíveis em todos os PSFs. E neste ano, Sorriso contratou ainda mais 75 agentes comunitários de saúde para reforçar a equipe que oferta saúde de porta em porta ao cidadão.

Luis Fábio ressalta que com a expansão e o crescimento de Sorriso, o desafio tem sido acompanhar a demanda de crescimento. "Nosso desafio é continuar ofertando  saúde de qualidade e atendimento para todo mundo, com 100% de cobertura da saúde da família", diz.  Para isso, mais duas unidades de saúde que estão em fase de finalização, entrarão em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024, sendo elas, a do Jardim Aurora, previsto para ser inaugurado fevereiro, e a do bairro Morada do Bosque, previsto para ser entregue em maio.

"Mas todo trabalho tem recompensa ao saber que  a população tem acesso à serviços de qualidade e gratuitos", comemora.

Vale ressaltar que a saúde de Sorriso foi premiada recentemente, como a melhor do Estado, pelo Prêmio Band Cidades Excelentes no quesito, Saúde e Bem-Estar. "Essa premiação só nos mostra mais um vez que estamos no caminho certo", completa o gestor.

Texto: Claudia Lazarotto/Janaina Oliveira
Fotos: Decom