Atualmente, o Abrigo Municipal de Cães e Gatos está com uma população de 211 animais, frente a uma capacidade máxima de atendimento de até 180 bichinhos, entre cães e gatos. Além da superpopulação já presente no local, também é igualmente alto o número de denúncias de animais nas ruas, assim como vítimas de maus tratos.

Além da já planejada expansão do espaço físico do Abrigo, que deve ganhar novas baias, a Samatec deve avançar na implantação de serviços de atendimento clínico via terceirização, com a formalização de parcerias com empresas do setor; na disponibilização do serviço de castração com o trailer que voltou para a gestão da Administração local depois de um período com sob a gestão de organizações não-governamentais e no reforço de uma nova cultura junto à comunidade, focada na adoção responsável.

A utilização de imagens captadas por câmeras de segurança para criminalizar pessoas pelo abandono de animais também deve ser potencializado, adianta o secretário Marcelo Lincoln, que reforça que a prática configura uma ação criminosa.

A veterinária Keyla D’Agostin lembra que, antes de adotar um animal, é preciso que, tanto o tutor, quanto toda a família, estejam preparados para lidar com a situação, que vai envolver a necessidade de cuidado com a alimentação, a saúde do bichinho e também com o comportamento. A profissional relata, inclusive, que muitas pessoas querem “devolver” os pets, ou os trazem à feira de adoção para que sejam “readotados”, o que não é possível.

As feiras ocorrem sempre às quintas e sextas-feiras, das 8h às 13h, em um local especialmente preparado para abrigar os bichinhos na lateral da Praça Antenor Balbinot. “É importante pensar bem antes de pegar um pet, ou então dar de presente, pois é uma vida que está ali, um bichinho que vai precisar de cuidado, carinho e muita paciência”, reforça a veterinária.

“É preciso olhar com muito cuidado para esta situação e compreender que, para que haja a mudança da atual realidade, é preciso que também haja uma mudança de comportamento, com adoções (ou aquisições) responsáveis, cuidado e punição para quem maltratar os animais”, destaca o prefeito, reforçando a importância do trabalho que já vem sendo feito. “Temos uma equipe muito comprometida, que desenvolve seu trabalho com muito empenho, por isso, estamos também ampliando o orçamento da Samatec, via remanejamento de recursos, para que este trabalho possa ser ampliado”, reiterou.