A Secretaria de Saúde e Saneamento, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) promove na próxima segunda-feira (15), uma palestra sobre prevenção das hepatites virais.  O evento faz parte do cronograma de ações em alusão ao  “Julho Amarelo”, mês de conscientização sobre hepatites virais.

A palestra será ministrada pela médica infectologista do SAE,  Ana Paula Jorge Fernandes, com o tema sobre a prevenção das hepatites virais e  pelos profissionais da Vigilância Sanitária, o farmacêutico Rodrigo Vilela, e o enfermeiro Cezar Bezerra, que  abordarão sobre as  boas práticas de funcionamento para os salões de beleza, estúdios de tatuagem e clínicas de  estéticas.

O evento  tem como público alvo os profissionais de salões de beleza, estúdios de tatuagem, manicure, pedicure, podólogos  e esteticistas.

“Essa palestra é muito importante para os profissionais  que manuseiam objetos perfuro cortantes, pois será passado informações sobre como prevenir a contaminação das hepatites e as regras da vigilância sanitária para que eles possam trabalhar de forma segura e legal”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

A palestra é gratuita e será realizada às 14h,  no plenário da Câmara Municipal de Sorriso.

A campanha  de prevenção as hepatites virais é realizada  durante todo ano  por meio de capacitação, orientação, palestras e testes rápidos -realizados gratuitamente no SAE e nas Unidades de Saúde. Neste mês, as ações foram  intensificadas com palestras e capacitação aos estabelecimentos de beleza, manicures e pedicures, centros de estética e estúdios de tatuagens e áreas afins. Já no final do mês será colocado um stand em frente ao SAE para convidar as pessoas a fazer o teste rápido e a vacinação.

“ Todas as pessoas podem fazer o teste de hepatite, principalmente se houve a exposição de risco, como o sexo desprotegido, compartilhamento de lâminas, alicates e outros perfurocortantes. Oferecemos o  apoio necessário aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar”, pontuou a coordenadora  do SAE,  Danielly Oneda.