Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
No finalzinho do mês de setembro do ano passado, a Prefeitura, via Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), tornou mão única um trecho da Rua Taquari, no Nova Aliança. Pois bem, à época, o objetivo era ofertar mais segurança no trânsito na região próxima ao Cemeis Primeiros Passos | Adélia Timóteo.
Quase um ano depois, ao avaliar que a iniciativa deu certo, a Semsep vai continuar o processo e a Taquari segue mão-única, somente “centro/bairro”, ou “Oeste/Leste” até a Rua Rio do Ouro, que também segue em mão-única até a Alencar Bortolanza. De acordo com o secretário-adjunto da Semsep, Emiliano Preima, a mudança da sinalização será feita na semana que vem.
E quando a novidade começa a valer? Simples: assim que a sinalização estiver devidamente concluída, já passa a valer a mão-única. E segue a recomendação: “Velocidade no limite, atenção redobrada e condução sempre com foco em prevenir qualquer tipo de ocorrência”, reforça Preima.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).