O Centro Integrado de Operações Aéreas, o Ciopaer, dispõe de mais um espaço para pouso e decolagem. A rotatória localizada no encontro entre as avenidas Blumenau e João Batista Francio foi devidamente preparada para esta finalidade por equipes da Prefeitura de Sorriso, sob orientação do Ciopaer.
De acordo com o vice-prefeito Gerson Bicego, que vem analisando a prospecção destes pontos desde o ano passado, vários locais foram prospectados para esta finalidade, no entanto, depois de análises mais amplas, a opção foi por espaços mais abertos e sem a presença de prédios em suas proximidades, evitando assim danos a vidros, telhas ou outras estruturas, além de garantir ampliação dos quesitos de segurança para o pouso, por exemplo.
o gerente do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso, tenente-coronel PM Ênio Teixeira, explica que os espaços também recebem denominação de “Área de pouso eventual”, não sendo compreendidos como helipontos, conforme exige a legislação aeronáutica, mas uma área segura para a realização de pouso eventual exclusivamente para helicópteros da Segurança Pública no exercício de suas atribuições.
“São espaços que muito facilitam as ações do Ciopaer, especialmente as de resgate, salvamento, suporte a operações policiais, além de também servirem como pontos demonstrativos com intuito preventivo, aproximando a sociedade sorrisense da atividade aérea aerotransportada”, reitera Teixeira.
Na rotatória, que é a primeira área de pouso eventual, equipes atuaram na limpeza e nivelamento do local e a estrutura já está disponível para ser utilizada, tanto pelo helicóptero do Ciopaer quanto por helicópteros de outras instituições ligadas à Segurança Pública. “Estamos à disposição para contribuir na preparação destes locais, ampliando assim as ações de segurança em nosso Município”, dispõe-se o vice prefeito.