Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O diretor de Turismo da – Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Brendo Braga, e o turismólogo do Município Ricardo Henrique, participaram, na manhã desta sexta-feira (24) da formação sobre o Mapa Brasileiro do Turismo. A reunião virtual, tratou da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e da nova plataforma SISMapa, onde as informações foram inseridas, pelos municípios e IGRs, e validadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico / Secretaria Adjunta de Turismo e Ministério do Turismo. A oportunidade, serviu ainda para apresentar a Plataforma de Gerenciamento de Reputação Online para o Turismo, que muito contribuirá para o melhor posicionamento do setor.
Conforme o diretor de Turismo e Juventude, a reunião foi uma capacitação para uso da plataforma cujo município foi inserido. “É uma ferramenta na qual Sorriso já está participando e hoje nos foi repassado informações de como inserir as atualizações no mapa”, resume Brendo
O Programa de Regionalização do Turismo foi criado com a finalidade de incentivar os municípios a um trabalho conjunto, de modo a estimular que cada peculiaridade local possa ser valorizada e integrada numa visão mais abrangente, levando-se em conta a dimensão regional. Como instrumento norteador do Programa, tem-se o Mapa do Turismo Brasileiro, importante ferramenta que orienta o Ministério do Turismo, bem como as Unidades da Federação, no desenvolvimento de políticas públicas, atualizado conforme Portaria MTur nº 041/2021.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).