Em pauta, os principais mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade, conforme determina o decreto municipal.

Cientes de que a gestão estratégica é premissa na implantação da Governança, a equipe deu início ao planejamento adotando medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança, conforme a Instrução Normativa SCI º 006/221: Ação que pressupõe a eficiente administração de tempo, recursos e energia, com vistas ao incremento do alcance de objetivos, desafios e metas previamente estabelecidos.

Participaram da reunião o prefeito Ari Lafin, os membros do Comitê Estevam Calvo Filho – secretário de Administração, Bruno Delgado – secretário-adjunto de Administração, Sérgio Kocová Silva – secretário de Fazenda, Miraldo de Souza – secretário adjunto de Fazenda, Laércio Costa Garcia – controlador-geral do Município; e Amanda Ovalhe – assessora da Controladoria.

O Prefeito falou da importância de colocarem em prática as ações do Comitê de Governança, discutir diretrizes e fiscalizar o andamento dos trabalhos, nos diversos setores e pastas do Município. “O quadro executivo está muito bom, precisamos dar funcionalidade ao comitê cobrar resultados e eficiência dos nossos gestores”, sintetizou.

O controlador destacou que, apesar do prazo, a implantação do comitê está bem adiantada. “Estamos repassando conhecimento para outros municípios, visto que Sorriso é um dos primeiros municípios mato-grossense a desenvolver a governança, até o momento”, disse.

Durante a reunião foi decidido, também, a periodicidade dos encontros para a consolidação de práticas de gestão estruturadas nos princípios do Comitê Institucional de Governança do Município.