Prefeitura Municipal de Sorriso

Cuiabá e Brasília

Representantes da Defesa Civil de Sorriso articulam ações para o Município

Publicado em 23 de fevereiro de 2021 às 10:24

No início de março, o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Fábio dos Santos, buscará, em Brasília, estreitar os laços de relacionamento entre a Compdec, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), e a Defesa Civil Nacional. Para tanto, no dia 2 de março, Fábio reúne-se com o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves.

Entre as situações que serão levadas para o representante federal, está a necessidade de intervenção na drenagem do Córrego Central, objeto de estudo da Compdec e que deve demandar recursos na casa dos R$ 30 milhões para ser melhorada. “Na oportunidade, também reforçaremos nossas sugestões para o fortalecimento do Sistema de Defesa Civil Brasil, sempre com o foco prevencionista”, informa o coordenador.

Este processo de fortalecimento e articulação da Compdec também tem sido feito em esfera estadual. Na semana passada, o coordenador, acompanhando pelo engenheiro civil Marcelo de Oliveira Campos, participou de uma série de reuniões em Cuiabá.  Na Defesa Civil do Estado (DCE), os representantes de Sorriso avaliaram, com o superintendente da instituição, coronel BM César Claudiomiro Viana de Brum, a possibilidade de o Município ser a sede de uma unidade regional da instituição. “Recebemos um sinal verde do superintendente neste sentido”, informa.

Já na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ficou acertada a vinda de uma equipe do órgão na segunda semana de março para mapear a área urbana de Sorriso, assim como a área de expansão urbana, com foco na identificação de riscos. Tal demanda foi atendida pelo responsável pelo órgão, Anderson de Souza.

A sede do 9.º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) também fez parte do roteiro dos representantes de Sorriso, que buscaram, junto ao Exército, uma futura parceria para execução de obras ligadas à Defesa Civil no município. “Nos colocamos à disposição para estarmos ‘ombro a ombro’, articulando ações preventivas, de mitigação e de reconstrução, sempre com foco na ordem e na segurança dos munícipes”, destaca Fábio. No 9.º BEC, os sorrisenses foram recebidos pelo 1.º tenente Renan Augusto Arboleda , pelo tenente-coronel Marton Daniel Grala (comandante) e pelo tenente-coronel Orsi Pereira Duarte (subcomandante).

Texto: Nádia Mastella

SIC