Prefeitura Municipal de Sorriso

Estreitamento de laços

Representante do Executivo acompanha vereadores em visita a Curitiba

Publicado em 28 de maio de 2021 às 08:51
Viagem ao Paraná serviu para ampliar horizontes em busca de uma gestão pública cada vez mais eficiente

“Saí com os olhos brilhando”. Foi esta sensação de entusiasmo que marcou a experiência do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso, José Carlos Moura, ao ver de perto o funcionamento da Guarda Municipal de Curitiba na tarde de quarta-feira (26).

O representante do Executivo integrou a comitiva sorrisense composta pelos vereadores Wanderley Paulo e Celso Kosak que buscaram o estreitamento dos laços de cooperação entre Sorriso e a capital paranaense. A missão dos sorrisenses teve início na segunda-feira (24) e se estendeu até sexta (28). Referência nacional em vários setores, Curitiba está em terceiro lugar no ranking “Connected Smart Cities 2020”. À frente dela, somente São Paulo e Florianópolis.

Pois justamente a visita ao Instituto Cidade Inteligente (ICI) também ampliou os conhecimentos do secretário no tocante à gestão integrada, um processo que começa a ganhar cada vez mais corpo em Sorriso.  Por meio da tecnologia empregada pelo ICI na gestão pública é possível unificar uma série de sistemas de gestão, trazendo mais eficiência ao serviço público, ampliando e potencializado as ações de educação, segurança e saúde, por exemplo.

Outra menina dos olhos de Curitiba é o transporte público. Esta opção de transporte, que em Sorriso passou a ser prestado diretamente pela Prefeitura nos últimos dois anos, também deve continuar sendo incentivado, como forma não só de imprimir mais agilidade e fluidez ao trânsito, como também por apresentar mais segurança e reduzir a emissão de poluentes.  Na Urbs Curitiba, foi possível conferir o funcionamento do serviço na capital paranaense, cuja  rede integrada de transporte foi listada como um dos 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos, o Project Management Institute (PMI), uma organização global com presença em mais de 160 países.

Entre a série de experiências vividas na capital paranaense, Moura aponta ainda a visita ao Centro de Formação da Guarda Municipal. Na cidade, com quase 2 milhões de habitantes, 1.933.105 segundo a estimativa do IBGE de 2019, a Guarda Municipal atua na proteção da população,  na fiscalização do cumprimento das leis e em situações de calamidade pública.

É a Guarda Municipal que, em ações Integradas de Segurança Pública com as polícias federal, civil e militar e outras com diferentes órgãos públicos; promove ações de fiscalização urbana; de proteção ao transporte coletivo; de orientação e fiscalização do trânsito, prevenção e combate a ocupações irregulares.

Estamos justamente em um momento em que buscamos a transformação da nossa Guarda Municipal de Trânsito para Guarda Municipal, trabalhando para adequar esta definição ao trabalho que, de fato, já vem sendo feito por nossos servidores.

Com base no princípio de Esopo, de que ninguém é tão grande que não possa ensinar, e nem tão pequeno que não possa aprender, Moura explicou que o comandante da Guarda Municipal, Inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, interessou-se pela forma de trabalho desenvolvida em Sorriso para planejar ações de segurança.

“Expliquei a ele nosso trabalho coletivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e a parceria com a Justiça, que, por meio da elaboração de Termos de Ajuste de Conduta (TACs) têm agilizado uma série de processos com conquistas diretas a toda a comunidade”, detalhou o gestor, acrescentando que fez o convite para que o inspetor venha até Sorriso conhecer este trabalho.

Já no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR / PR), estrutura que é uma herança da Copa do Mundo de 2014,  Moura pode conhecer todo o sistema de gerenciamento de ações entre os municípios paranaenses, bem como do Paraná com outros estados e com a União.

Além das demandas mais ligadas ao setor de segurança, o secretário também acompanhou os vereadores em outras pautas, como a visita à fábrica de cosméticos O Boticário, no intuito de fomentar uma parceria para o fornecimento de matéria-prima da agricultura familiar sorrisense à empresa, à Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão, e à reunião com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Na oportunidade, Moura presenteou o gestor curitibano com o livro “A História de Sorriso em Fotografias”, de Eugênio Destri, que conta a história da colonização de Sorriso pelo prisma de vários colonizadores. “Sem dúvida, foi uma semana de intenso aprendizado, que será compartilhado com o prefeito Ari Lafin, o vice-prefeito Gerson e todos os secretários para que possamos usar estes conhecimentos adquiridos em prol do cidadão sorrisense”, reforça.

Texto: Nádia Mastella | com informações Claudia Sarubo
Fotos: Arquivo pessoal e Claudia Sarubo