Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O atletismo de Sorriso conquista mais um bronze. Quem garantiu a medalha foi a atleta Ionane Linhares da Costa Azevedo, na prova dos 100 metros com barreiras no Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo. A competição ocorreu no fim de semana (20 a 22), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).
A jovem de 16 anos também disputou a prova do salto triplo, onde ficou na quarta colocação. Ionane, que teve a seu lado a técnica Milka Juliana de Paula, competiu pela Associação Sorrisense de Atletismo (Asa Sorriso), que conta com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e patrocínio da Sicredi Celeiro do Mato Grosso.
Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, Ionane, assim como outros atletas da Asa Sorriso, manteve a rotina de treinamentos, sempre cumprindo as medidas de proteção, como distanciamento, utilização de máscara e de álcool gel. Para o treinador Marcos Flademir Vieira, todo o esforço valeu a pena. “Este resultado da Ionane é muito positivo, visto que, pela idade dela, ela ainda poderá disputar esta prova no próximo ano e a expectativa é obter resultados ainda melhores”.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).