Outra prática potencialmente perigosa, que é a condução sob influência de álcool também foi identificada no fim de semana. Por conta desta infração, que pode colocar em risco, tanto a vida do condutor, quanto a vida de terceiros, cinco condutores foram tirados de circulação e encaminhados à Polícia Judiciária Civil (PJC).

Perturbação do Sossego

Além das atividades diretamente voltadas à promoção de um trânsito mais seguro, cabe também à Guarda Municipal o atendimento de ocorrências de perturbação de sossego. De sexta (30 de abril) até a manhã desta segunda (3), foram registradas 70 ocorrências.

O “som nas alturas” tanto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora.

Nesta ação, assim como em outras, a GM, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), conta com o apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), órgão que também faz parte da Prefeitura de Sorriso, e está ligado à Secretaria Municipal de Governo (Semgov). Além do NIF, também são parceiras da GM a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), dentre outras instituições.