Sorriso sediará amanhã (10), o segundo Pulse Day 2018, um dia de campo voltado para o cultivo de pulses e colheitas especiais. O evento será realizado no Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAMT), no km 726 da BR-163, com início às 8 horas.

Nesta manhã (9), o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Eduardo Luders, esteve na Prefeitura de Sorriso onde participou de uma reunião com o prefeito Ari Lafin e os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina.

Na ocasião, Marcelo Luders falou ao prefeito sobre o evento Pulse Day e ainda o convidou para representar Sorriso no VI Fórum Brasileiro de Feijão, Pulses e Colheitas, de 15 a 17, em Curitiba, Paraná, e no próximo ano, da Convenção Pulses, que será realizada no Rio de Janeiro.

“Viemos convidar o prefeito para participar deste evento, sediado no município, do Fórum que será realizado pela primeira vez no Brasil, na próxima semana em Curitiba, e ainda da Convenção Pulse, em junho de 2019. Queremos que Sorriso seja apresentada durante a convenção, exibindo o potencial da região através dos seus produtores e exportadores. Temos certeza que Sorriso tem tudo para se transformar na capital nacional dos pulses”, afirmou Marcelo Luders.

Lafin agradeceu ao convite e confirmou que a Administração Municipal fará o necessário para que Sorriso caminhe para essa realidade. “Agora é a hora certa para discutir os pulses. Nossos agricultores estão estudando cada vez mais sobre essas alternativas lucrativas e as novas perspectivas de produção. A Administração Municipal irá sim mostrar nosso potencial e fazer o possível para que o nosso município seja o pólo dessa importante potencia econômica”, pontuou o prefeito.

Pulse Day 2018

O Pulse Day 2018 terá cerca de 50 tipos de sementes de leguminosas e deve reunir pesquisadores, produtores, técnicos e profissionais envolvidos no estudo e na produção de Pulse em diversas regiões do Brasil.

Os Pulses já são uma realidade lucrativa para o Brasil, o cultivo de grão-de-bico já é um mercado em crescimento e as variedades de Feijões abrem novas perspectivas para os produtores. Colheitas especiais são culturas com potencial para desenvolvimento e agregação de renda. Entre elas estão pipoca, amendoim, gergelim, linhaça e outras, que ainda não são cultivadas na região.

O objetivo do Pulse Day é possibilitar aos produtores, agrônomos e técnicos conhecer tecnicamente as alternativas de cultivo visando aumentar a renda do produtor e de toda região. Além oportunizar networking e acesso às informações de comercialização e referências de preço.

O QUE É PULSE

Pulses são leguminosas que rendem de 1 a 12 grãos por vagem (secos), usados na alimentação humana ou ração animal. A classificação exclui os verdes (como a vagem) e aqueles que só servem para pasto como trevo e alfafa. Entre as pulses estão feijões, lentilhas, ervilhas e grão-de-bico