Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Quatro municípios recebem curso de Formação de Liderança

Publicado em 11 de outubro de 2022 às 12:45
Atividade, promovida pelo Sebrae, será levada a Cláudia, Sinop, Santa Carmem e Sorriso

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT), em parceria com as prefeituras de Cláudia, Sinop, Santa Carmem e Sorriso, promove o curso Formação de Lideranças a partir do dia 13/10 (confira o cronograma) nos respectivos municípios. A capacitação é voltada a secretários municipais e servidores com funções de liderança e agentes que atuam no desenvolvimento da gestão municipal.

O gerente da Regional do Sebrae em Sinop, Volmir  Contreira, explica que o curso faz parte das ações previstas no Programa Cidade Empreendedora e Sustentável. “O foco desse curso é desenvolver lideranças no setor público, envolvendo gestores e pessoas que trabalham em cargos de chefia, para que saibam conduzir desde novos servidores a aqueles com mais tempo dentro da gestão pública”. Ele aponta a existência de um novo padrão, um novo perfil de profissionais, e os gestores precisam saber como conduzir e desenvolver estes servidores, desenvolvendo competências no cargo de chefia e liderança para tirar o melhor das pessoas em termos de desempenho e desenvolvimento dentro da área pública.

Para tanto são trabalhados pontos como autoconhecimento para liderar visando entender melhor o próprio perfil e dos outros protagonistas. Os fatores determinantes para o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho também serão abordados, assim como técnicas de escuta ativa, inteligência emocional e influência. Empatia e comunicação eficaz também são temas tratados, sem esquecer feedback e feedforword para gestão de desempenho. Por último, mas não menos importantes, são trabalhados gestão de conflitos e negociação de cooperação.

Cidade Empreendedora e Sustentável

Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem transformado a realidade local de municípios de Mato Grosso e do Brasil por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.

Organizado em 10 eixos de atuação, o programa contempla temáticas como desburocratização, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, educação empreendedora, entre outras.

Cláudia – Dias 13 (de 7 às 11h e de 13 às 17h) e 14 (de 7 às 11)

Local - Câmara Municipal – Avenida Gaspar Dutra - SN

Sinop - Dias 17 (de 7 às 11h e de 13 às 17h) e 18 (de 7 às 11)

Local – Sindicato dos Servidores Públicos – Avenida das Figueiras, 2.113 – Setor Comercial

Santa Carmem - Dias 18 (das 13 às 17h) e 19 (de 7 às 11h e de 13 às 17h)

Local – Câmara Municipal – Avenida Alvorada, 1,120

Sorriso - Dias 20 (de 7 às 11h e de 13 às 17h) e 21 (das 13 às 17h)

Local - CEMFOR – Sala 2 (ao lado do mercado Real) – Avenida Trancredo Neves, 124 – Centro Sul.

Texto: Assessoria de Imprensa Sebrae MT – Rita Comini
Fotos: Sebrae