“Sem dúvida, a utilização do LED faz muita diferença quando se fala em iluminação, e, se levarmos em consideração a iluminação pública, aí sim essa opção se torna ainda mais vantajosa, à medida que resulta em economia de recursos, promove áreas mais seguras, por estarem mais iluminadas, além de reduzir os custos com trocas recorrentes”, enumera o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller.

O secretário de Fazenda do Município, Sérgio Kocová Silva, informa que, ao mesmo tempo em que é mais econômica por diversos fatores, a luminária de LED é igualmente mais cara. “O que economizamos com a conta de energia, por exemplo, é utilizado na aquisição de novas luminárias e nos custos com o processo de substituição”, mostra, apontando que, em julho de 2021, a conta de luz da iluminação pública era de R$ 723.847,35. Um ano depois, em julho de 2022, o total já foi reduzido para R$ 540.282,89.

“Nossa expectativa é fechar 2023 com o LED sendo realidade em todo nosso parque de iluminação pública, e estamos trabalhando para isso tanto diretamente, quanto por meio de parcerias, lembrando que uma cidade sustentável se constrói assim, com economicidade, cuidado com o meio ambiente – visto que há redução no consumo de energia -, e, principalmente, foco no bem-estar das pessoas”, destaca o prefeito Ari Lafin, citando a adesão ao programa estadual MT Iluminado. Sorriso disse “sim” ao programa ainda em maio do ano passado e as primeiras luminárias devem chegar até dezembro.