Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
No Integrar

Psicoterapia em grupo é ofertada no Integrar

Publicado em 01 de junho de 2023 às 10:10

Já ouviu falar em psicoterapia em grupo? Pois é, a psicoterapia em grupo é uma das modalidades de atendimento ofertada pela equipe multidisciplinar do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil Integrar (Asmi/Integrar) de Sorriso. Conduzido pelas psicólogas Sheila Lawrens e Brenda Mello, o grupo conta com encontros quinzenais entre os pacientes com interações mediadas e conduzidas pelas profissionais.

Sheila e Brenda explicam que os participantes são adolescentes, com faixa etária aproximada e que apresentem a mesma sintomatologia leve. Segundo as profissionais, uma das propostas, ao conduzir e mediar o debate, é auxiliar na resolução de conflitos quando estes surgem, com a abordagem de assuntos específicos levantados pelo grupo.

“O objetivo da psicoterapia em grupo é servir de apoio e psicoeducação propiciando acolhimento aos pacientes através de dinâmicas e técnicas de comunicação/interação, fortalecimento de laços sociais e superação das dificuldades”, reforçam as psicólogas.

Contudo, lembram as profissionais, a psicoterapia em grupo é um dos braços processo terapêutico; pois além desses encontros, os pacientes são acompanhados por toda equipe no transcorrer do acompanhamento, um trabalho que inclui ações desenvolvidas com trabalho de psiquiatria, psicologia, enfermagem, serviço social e educador físico.

Especificamente no Integrar

Coordenadora do Integrar, a enfermeira Luciana Azevedo, pontua que a função do Integrar é dar suporte para crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental, encaminhados pelos PSFs.

Luciana ressalta que no Integrar é ofertado um modelo terapêutico diferenciado, em que o usuário não é retirado de seu contexto social e relacional, funcionando como um serviço ambulatorial, com a presença de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, enfermeiro, psicóloga e assistente social. O Integrar fica na rua Cuiabá, n.º 351 no bairro Bom Jesus.

Além do Integrar, o Município oferta tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos e no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME).

Texto: Claudia Lazarotto

SIC