A Concessionária Intervias realizou o repasse de uma ambulância em termo de comodato para o PSF do Distrito Boa Esperança, o que para o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, é muito bem-vindo.

“O PSF atende uma demanda aproximada de 10 mil pessoas em um raio aproximado de 100 quilômetros; hoje contamos com uma ambulância equipada com respirador e demais aparelhos de emergência, que foi entregue em julho pela Prefeitura ao Distrito. Com mais uma, iremos garantir que o transporte de pacientes possa ser realizado com qualidade e agilidade. Agradecemos a Intervias por entender as necessidades e estender as mãos ao nosso Município”, destaca.

Opinião compartilhada pelo coordenador da unidade, Sílvio André Stolfo. “Como o secretário disse, nosso PSF atende cerca de dez mil pessoas do Distrito e de lugares próximos; municípios brasileiros não têm esse número de habitantes e precisamos ofertar o melhor para a população”, diz Sílvio. “Agradecemos a sensibilidade da Intervias, pois por muito tempo o Município de Sorriso atendeu o raio da MT 140 que hoje está sob concessão da Intervias. Levamos a necessidade e prontamente nos atenderam”, acrescenta Sílvio.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a intenção do Município é disponibilizar o máximo de serviços de saúde ao alcance da população e na proximidade de sua residência. “Foi pensando nisso que recentemente buscamos ampliar a oferta de serviços de saúde no Distrito; são cerca de 140 quilômetros até a sede do Município, então é essencial dispor de um apoio adequado em emergências”, frisa. “E é com muita felicidade que hoje vamos receber essa ambulância; agradecemos o apoio da Intervias”, completa.

No PSF atuam 35 pessoas em uma equipe multiprofissional que conta com cinco enfermeiros, dois médicos, oito técnicos de enfermagem, uma odontóloga, uma auxiliar de odontologia, uma agente comunitária de saúde, cinco motoristas, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma auxiliar de farmácia, duas recepcionistas, dois vigias e três zeladoras.

Recentemente, o espaço passou por uma ampliação de mais de 140 m² com a reforma e adequação de outros 49 m², disponibilizando hoje uma área total de 697,58 m² para o atendimento da população.

Parceria para se comunicar

Por meio da parceria com a empresa de telefonia TIM, o PSF passa a contar com mais uma opção de comunicação com os pacientes, ainda mais neste período de pandemia, em que o monitoramento remoto é indispensável. A empresa, também por meio de comodato, disponibilizará à equipe do Distrito um aparelho celular e chips de telecomunicação.