Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Ao longo desta terça-feira (09), profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Norte estiveram na Escola Municipal Ivete Lurdes Arenhardt para atualizar os cartões de vacinação dos estudantes. O destaque foi a facilidade do acesso ao serviço no ambiente escolar, promovendo a prevenção contra diversas doenças imunopreveníveis.
A mobilização foi organizada em parceria com a direção da escola, que enviou previamente as autorizações aos pais e responsáveis, garantindo a participação das crianças de forma segura e organizada. Entre as vacinas ofertadas está a da gripe, considerada essencial para reduzir riscos de complicações respiratórias.
Realizar a imunização dentro do ambiente escolar torna o processo mais acessível e eficiente, aproximando os serviços de saúde do cotidiano da comunidade, como destaca o enfermeiro Alexandre Maciel, responsável pela UBS Centro Norte.
“Cada dose aplicada é uma barreira a mais contra doenças. Além disso, ao levar a vacinação até a escola, ampliamos o acesso à saúde e fortalecemos a cultura da prevenção e garantimos que nossas crianças cresçam mais saudáveis e protegidas”, ressaltou.
A ação ganhou um brilho a mais com a presença especial da Skye, personagem querida da Patrulha Canina, que arrancou sorrisos e encheu de encanto o coração da criançada.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).