Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O PSF Central está de portas abertas para atendimento. Reinaugurado na última sexta-feira, 14 de outubro, a Unidade Saúde Central voltou a abrir as portas para atender a população. Depois de ter funcionado como Hospital Municipal de Campanha durante no auge da pandemia de covid-19, o espaço volta a ser referência novamente para os pacientes da Área Descoberta e do Centro Norte.
O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, frisa que assim que o HMC foi fechado em 12 de agosto de 2022, uma equipe própria da Prefeitura iniciou os serviços de reparos com a realização de pintura e reforma de banheiros para a unidade abrir.
Já o prefeito Ari Lafin, destacou que a unidade havia passado por uma reforma completa e ampliação em 2019 e 2020. Contudo, o espaço não chegou a voltar a atender como USF, ainda em maio de 2020 abriu como Hospital Municipal de Campanha tendo permanecido em atividade por mais de dois anos. “A estrutura do PSF Central e a equipe que atuou coma finco foram essenciais para salvar vidas”, disse. “E agora esse trabalho continua com toda a atenção voltada para o cuidado básico e essencial da saúde dos nossos munícipes”, completou.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).