O Núcleo do Telelessaúde de Sorriso, recebeu no dia 04 de julho a premiação de reconhecimento nacional na 16ª “Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, edição 2019, que faz parte do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no período de 2 a 5 de julho de 2019, em Brasília-DF.

O evento que se encerrou no dia 05 de julho, reuniu participantes de todo país. Entre as ações exitosas apresentadas, Mato Grosso foi premiado com duas experiências. Classificada como a melhor experiência do Estado de Mato Grosso apresentada foi a “Teledermatologia Conhecimento E Tecnologia A Favor Do Usuário De Sorriso”, que foi apresentada pela equipe do Núcleo de Campo do Telessaúde de Sorriso.

“Foi uma honra para nós participarmos deste congresso onde esteve presente mais de 5500 pessoas, das diversas regiões do Brasil, e saber que entre os mais de 500 projetos apresentados o nosso ser escolhido é motivo de orgulho para toda equipe. Isso mostra a relevância das ações do Telesssaúde e que estamos no caminho certo. A premiação é a produção de um documentário para divulgação nacional do trabalho realizado aqui, para que possa servir de exemplo para que outros municípios. Quero agradecer a todos pelo apoio e a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso, pela parceria,” contou a autora Cátia Luciano.

Já avaliação da melhor experiência da Região Centro-Oeste, com o tema Ações Intersetoriais no âmbito da saúde, “Uma Experiência Exitosa No Enfrentamento Da Sífilis No Município De Várzea Grande”, foi apresentada pela equipe do município de Várzea Grande-MT.

Para Coordenador de Campo do Núcleo Técnico Científico de Telessaúde MT, Valdelírio Venites, que é coautor do trabalho, o reconhecimento chega em boa hora ao Mato Grosso.

“Sorriso foi o município piloto na implantação do serviço de Telediagnóstico em Dermatologia iniciado em outubro de 2018. Hoje outros 9 municípios estão aguardando implantação e muitos outros ainda analisando a viabilidade. Este reconhecimento em nível nacional, mostra aos gestores de saúde, que investimentos em tecnologias de Telessaúde, ampliam o acesso dos usuários aos serviços especializados, diminuem os custos e aumentam a capacidade resolutiva dos profissionais das UBS”, explicou.

Ao todo, foram premiadas 88 experiências em diferentes modalidades. As iniciativas que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país receberam um prêmio de R$ 10 mil.

O Telessaúde foi implantado em Sorriso em maio de 2017 numa decisão da gestão municipal em investir nessa alternativa de atendimento na saúde pública do município.

Este é o segundo prêmio recebido pelo Núcleo do Telessaúde, o primeiro foi no mês de abril quando  foi indicado para participar entre os cinco finalistas na categoria, ao prêmio World Summit on the Information Society (WSIS) fórum 2019 sobre  inovação tecnológica em evento na Suíça.