Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O projeto “Colorindo Ideias” está ofertando curso gratuito de pintura em tecido a 12 mulheres sorrisenses.
Realizado por Celia Torres Artesanatos com a produção cultural de Camila Santos, o curso teve início no dia 07 de novembro e encerra 05 de dezembro. O projeto foi um dos selecionados por meio da etapa “Festival da Cultura 2022” do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), no segmento de “Artesanato”.
As aulas de pintura acontecem em duas turmas, uma nas segundas e quartas e outra nas terças e quintas-feiras, na Alameda Emílio Garrastazu Médici, 829, bairro Monte Líbano II, sempre das 14 às 16h30.
Focado na transmissão de conhecimentos e técnicas de pintura em tecido, o curso oferece capacitação de mulheres para que, além de um hobby, tenham a possibilidade de desenvolver uma atividade que propicie obtenção de renda familiar sem sair de casa.
O grupo irá finalizar as atividades com uma exibição dos trabalhos produzidos pelas alunas no dia 08 de dezembro, às 16h.
A realização do curso, com o patrocínio do programa de incentivo à cultura é acompanhada pelo Departamento de Cultura, que integra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).