Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
A valorização da diversidade e o respeito ao próximo foram os temas centrais da atividade promovida pelo Projeto Guardiões nesta segunda-feira (8), na Escola Municipal São Domingos. Com o tema “Somos iguais, mas diferentes: aprendendo a ser antirracistas”, os alunos do 1º ao 5º ano, manhã e tarde, participaram de um momento de diálogo e reflexão conduzido pelo professor José Roberto Rodrigues.
Durante as atividades foram abordados o preconceito racial, os diferentes tipos de discriminação e a importância da inclusão na construção de uma convivência harmoniosa. Os estudantes também refletiram sobre a riqueza das diferentes raças, culturas e cores que compõem a identidade do povo brasileiro.
Para tornar o momento ainda mais participativo, a atividade contou com recursos lúdicos, leitura de poemas sobre diversidade e reflexões inspiradas nas obras do poeta nordestino Bráulio Bessa, incentivando as crianças a compreender valores como inclusão, solidariedade e convivência harmoniosa.
A professora Natália Bertele também integrou a programação, utilizando a música como ferramenta pedagógica para aproximar os estudantes e estimular sua participação.
“Falar sobre respeito e igualdade desde a infância é fundamental para formarmos cidadãos que saibam conviver com as diferenças. Ao trabalhar esse tema por meio da música, conseguimos sensibilizar as crianças de uma maneira ainda mais especial”, destacou a professora.
A ação integra as atividades do Projeto Guardiões, que busca fortalecer a cultura de paz nas escolas por meio de práticas educativas que incentivam o diálogo, o respeito mútuo e a construção de relações mais saudáveis, conforme destaca o professor José Roberto.
“Quando as crianças aprendem a reconhecer e valorizar a diversidade, contribuem para a construção de uma sociedade mais acolhedora e livre de preconceitos. Essas atividades são idealizadas justamente para que eles aprendam, reflitam e desenvolvam o respeito ao próximo de forma natural, compreendendo que as diferenças devem ser valorizadas, e não discriminadas”, conclui.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdo e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo. Saber mais