De iniciativa do Ministério do Turismo e Instituto Aegea, produzido pela Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Flamingo Comunicação e patrocínio da Águas de Sorriso, o projeto educacional busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I, seguindo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ao mesmo tempo propor a reflexão sobre o tema proposto.

Para isso, oferece oficinas de formação aos professores sobre ‘Respeito às Diferenças’ e o gênero literário cartas, para que proponham uma reflexão com os alunos e desenvolvam suas habilidades textuais e de ilustração.

O fechamento consiste em um livro com os melhores trabalhos dos alunos, que também narram suas produções. As melhores produções de cada escola são enviados para uma comissão julgadora composta pelos profissionais da Horizonte, que escolhe os trabalhos a serem publicados no livro e também no site do projeto https://respeitoasdiferencas.com.br/. Todas as escolas participantes terão pelo menos um trabalho publicado.

A oficina com os educadores terá duração de 3h e será realizada no Plenário da Câmara, a partir das 13 horas. Os participantes receberão um guia de orientação literária com sugestão de atividade para desenvolverem com os alunos.

Além de Sorriso, participam também do projeto as cidades de Diamantino, Canoas (RS), Cariacica (ES) e Teresina (PI).