O prefeito Ari Lafin e o Secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio marchioro, receberam na tarde de ontem (11), mais um reconhecimento que destaca Sorriso em nível nacional. Desta vez a certificação é sobre experiências exitosas na área de saúde, realizada pelo Núcleo  Ampliado da Saúde da Família (NASF).

A certificação foi entregue pelas pesquisadoras, doutoranda Sofia Wolker Manta e doutoranda Paula Sandresch, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério da Saúde que desenvolve através da Safe uma pesquisa com o tema: Saúde a partir de Atividades Físicas Exitosas.

“Nós verificamos que o Projeto Combate a Obesidade Infantil através de Atividades Físicas está entre os 1700 projetos inscritos em todo Brasil, após apresentado esses projetos passaram por  uma seleção e apenas 88 práticas foram selecionadas como as mais exitosas. Sorriso ficou como único município que teve uma prática exitosa com foco na prática de promoção a saúde. Hoje viemos conhecer como é realizado e como essas pessoas se relacionam nesse ambiente, ou seja como funciona na prática”, explicou a doutoranda Sofia Wolker Manta.

A pesquisadora elogiou a forma com que o projeto é desenvolvido “Algumas coisas  nos chama bastante a atenção,  a forma de como é desenvolvido o projeto nesse foco parceria pública/privada, um projeto direcionado a crianças e  por ser em uma piscina, é uma prática inovadora entre as práticas que temos acompanhado”, ressaltou ela.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Saúde e Saneamento  em parceria com a FACEM, através dos profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) e coordenado pelo educador físico João Ricardo. O projeto também já foi destaque em Mostra de Saúde a nível nacional.

“Escrevemos nosso projeto Combate de Obesidade Infantil Através de Atividades Físicas, e fomos escolhidos, isso é muito gratificante para todos nós do NASF, que sempre nos dedicamos, cada um em sua área, para que essa plano fosse colocado em prática, hoje que recebemos, é resultado do empenho de cada um do NASF”, pontuou o educador físico João Ricardo.

O prefeito Ari Lafin parabenizou  os profissionais envolvidos no propósito e se sentiu honrado.

“Sinto-me honrado saber que a Saúde de nosso município vem cada vez mais se destacando. Hoje posso afirmar sem dúvidas que temos a melhor saúde do Estado, e Sorriso vai sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho que desenvolve na área de saúde. Quero Parabenizar cada profissional do NASF, que se dedicou a esse trabalho, e ao  secretário de Saúde por apoiar esse profissionais”, contou o prefeito