Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Capoeira Nagô

Projeto cultural promove batizado e troca de cordas

Publicado em 25 de outubro de 2022 às 08:03

Nos dias 21 e 22 crianças e adolescentes de Sorriso participaram do Batizado e Troca de Cordas Capoeira Nagô - Festa na Aldeia. O evento foi uma proposta cultural contemplada no Edital 005/2022 do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), por meio da etapa “Festival da Cultura 2022”, na categoria “Cultura Popular”, apoiada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O evento, que teve por objetivo difundir e preservar a capoeira como patrimônio histórico e cultural, foi idealizado pelo contramestre Wanderson Wagner de Campos (o Sapo), que organizou e coordenou junto à contramestra Luciana um encontro de capoeiristas de diversas regiões do Estado e do Brasil.

Foram ofertadas oficinas com a professora Rose, da cidade de Ouro Branco (MG), com o Mestre Valdir, de Anápolis (GO) e com o professor Cica, de Curitiba (PR). Foi realizado ainda o batizado, ritual de entrega da primeira graduação da capoeira e também troca de graduações. “Agradeço a todos os alunos e pais que não mediram esforços para participar do evento”, diz o contramestre.

O evento aconteceu no Barracão Multiuso do bairro Santa Maria, com entrada gratuita, e contou com a presença do vice-prefeito, Gerson Bicego, do supervisor do Promic, Francisco Guimarães e do Reitor do IFMT Sorriso, Claudir Von Dentz.

Texto: Decom
Fotos: Capoeira Nagô