A festa contará com a presença de diversos capoeiristas, aulão com os professores Said e Komodo, de Minas Gerais, além de uma cerimônia de batizado e troca de cordas de 50 alunos graduandos do Bairro Santa Maria. O aulão está marcado para as 10 horas e a graduação, às 16h, no Centro Multiuso do bairro.

Durante o ano

Sob a coordenação de Wanderson Wagner de Campos (contramestre Sapo), o Capoeira Nagô realizou vários eventos em 2021. As atividades iniciaram nos dias 7 a 9 de abril, com a realização do Festival de Capoeira Pé na Lua, evento promovido em formato online e presencial, que contou com palestras da professora Luciana Monteiro de Campos "Mulher na roda - tensões e possibilidades”, e do “saudoso” Mestre Jarbas, com o tema "Noções básicas de elaboração de projetos". A parte presencial aconteceu nos dias 28 e 29, com uma festa que teve a presença de vários capoeiristas do cenário nacional. O Festival de Capoeira Pé na Lua foi uma proposta aprovada no Edital “Mostras e Festivais”, da Lei Aldir Blanc, do Estado de Mato Grosso.

No dia 8 de outubro aconteceu o I Batizado & Troca de Cordas Capoeira Nagô Kids, na Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini. Idealizado pela professora Luciana, sobre a supervisão do contramestre Wanderson, o projeto atendeu 50 crianças que residem no Bairro União. A iniciativa contou ainda com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A proposta foi uma das contempladas com recurso do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), por meio da etapa “Festival da Cultura 2021”, na categoria “Cultura Popular”.

Em novembro, houve o lançamento do curta-metragem que homenageia o Mestre Jarbas. Idealizado pelo contramestre, o projeto “Reconhecimento Mestre Jarbas” foi uma das propostas aprovadas no Edital Conexão Mestres da Cultura - Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Lei Aldir Blanc, do Estado do Mato Grosso. O projeto contemplado premiou o mestre de capoeira Jarbas Sokolowski, hoje em memória, que teve sua história contada junto à história da capoeira.