Iniciativa trabalha o ensino de ciências de forma lúdica

Em torno de 20 professores de cinco escolas de Sorriso vão ter a oportunidade de ganhar novas ferramentas para trabalhar ciências com as crianças do Ensino Fundamental I, da faixa etária entre 7 e 10 anos. Será lançado amanhã (18), às 13h30, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), o programa “Nau dos Mestres”, viabilizado por meio de parceria entre a Editora Evoluir, a Monsanto, e a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Semec.

O “Nau dos Mestres” inclui capacitação dos professores, acompanhamento pedagógico dos alunos e material didático. É justamente este último item que ganha um toque mágico e lúdico por meio desta iniciativa, já que a inspiração e o eixo norteador do trabalho são as figuras imortais que marcaram as ciências: Merlin (com temas relacionados à química e à física), Leonardo da Vinci (experiências ligadas à geometria, aerodinâmica), Mestre Apolo (temas relativos à energia e à luz) e Gaia (com assuntos ligados aos ciclos da vida, à preservação da natureza e da biologia).

“Buscar parcerias em programas que tornem a sala de aula um local divertido e muito produtivo está sempre nas nossas metas”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

As escolas que vão participar da Nau dos Mestres são a Escola Municipal Caravágio, a Escola Municipal Primavera, a Escola Municipal Boa Esperança, a Escola Municipal Francisco Donizete de Lima e a Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes. O objetivo do programa é tornar mais atrativas estas disciplinas que, popularmente, são consideradas mais difíceis e entediantes pelos alunos.