Despertar a curiosidade científica dos alunos por meio de uma aventura. É assim que o Nau dos Mestres aporta nas salas de aula. Um dos principais programas educacionais da Evoluir é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso – SEMEC, com patrocínio da Monsanto.

“O Nau dos Mestres apresenta diversas atividades interativas, estimulando o aprendizado e o interesse dos alunos por química, física, biologia”, afirma Junior Ribeiro, coordenador de projetos da Evoluir.

O projeto visa incentivar o aprendizado em sua melhor forma: a criativa. Por meio de experiências físicas, sensoriais e táteis, o Nau dos Mestres leva conhecimentos específicos de forma leve e lúdica, colocando o aluno como protagonista da aprendizagem.

O programa consiste em um laboratório móvel com materiais divididos em 4 caixas: Merlim, que aborda os conteúdos de química, Leonardo da Vinci, onde o assunto é física, Gaia que trata de biologia e Apolo onde as crianças aprendem sobre ótica. Nas caixas estão materiais necessários para a realização de desafios a serem cumpridos pelas crianças e que são propostos pelos quatro mestres nas histórias presentes nos livros dos alunos.

“Incentivados por meio da curiosidade e autonomia ao resolver cada desafio proposto, o Nau dos Mestres proporciona o envolvimento ativo das crianças com os conteúdos de ciências em um ambiente lúdico”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechesler.

O Nau dos Mestres também auxilia no aperfeiçoamento profissional dos educadores de cada escola por meio de material interdisciplinar e inovador. Esta foi a segunda etapa de formação de professores realizada pela Evoluir.

A cada projeto são disponibilizados os livros com o descritivo dos experimentos, livros temáticos para os alunos, CDs com autodescrição dos livros, além de material com vinte e quatro planos de aulas para os professores. Para a escola, os benefícios estão no fortalecimento do ensino de temas científicos e melhoria no ambiente de aprendizagem por meio de estratégias interativas.

Em Sorriso foram beneficiados alunos do 5º e 6º anos das Escolas Municipais Boa Esperança, Caravágio, Primavera, Francisco Donizeti de Lima, e Matilde Luiza Zanatta Gomes.