O programa é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), e será desenvolvido em Sorriso por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e a Controladoria Geral do Município (CGM).

O ‘Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania’ conta com a parceria do Instituto Maurício de Sousa e tem por objetivo despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações de capacitação e gestão do conhecimento.

Com a participação dos personagens da Turma da Mônica, o programa oferece material didático-pedagógico que aborda de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania e são alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). Em Sorriso, o programa será desenvolvido com as turmas de 5º Anos das escolas municipais.

A CGU é o órgão central do Sistema de Controle Interno do Governo Federal, responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e à melhoria da transparência na administração pública, por meio de ações de auditoria, correição, ouvidoria, prevenção e combate à corrupção. Neste sentido, o órgão desenvolve ações educativas que visam conscientizar crianças, jovens e adultos sobre o papel de cada um na promoção da cidadania e da ética pública.