Em mais uma edição do Programa CRO na Estrada (CRO-MT), realizado nesta segunda-feira (30), em Sorriso, profissionais da rede pública e privada, além de acadêmicos do curso de Odontologia, se reuniram em uma capacitação voltada ao fortalecimento das boas práticas nos serviços odontológicos. O encontro busca atualizar os participantes sobre temas fundamentais à padrões de qualidade, como biossegurança, ética, segurança do paciente e documentação técnica.
O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Sorriso, por meio da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) e da Vigilância Sanitária, foi sediado no Centro de Eventos Ari José Riedi, com apoio do CRO local.
A palestra, ministrada pela Dr.ª Samara Valêncio Araruna, abordou questões relacionadas ao processamento de artigos odontológicos e à segurança do paciente, com ênfase nos protocolos de biossegurança e gestão de riscos. “Pontuamos os aspectos técnicos e normativos da esterilização de materiais, ressaltando a responsabilidade dos profissionais no cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança”, explicou.
Samara destacou a proposta da formação que traz temas atuais e essenciais à odontologia, como segurança do paciente e do trabalhador, além da documentação necessária para o bom funcionamento dos serviços odontológicos. São conteúdos que ampliam a visão dos profissionais sobre como melhorar sua prática diária, disse. “Os profissionais de Sorriso já aplicam muitas dessas ações, mas sempre há novas condutas, produtos e melhorias possíveis. A ideia é trazer essas pílulas de conhecimento para que cada um possa aprofundar depois em sua rotina.”
Para a coordenadora de Saúde Bucal de Sorriso, Luciana Bussolaro, o apoio institucional é decisivo para o sucesso dessas ações. “Essa parceria com o CRO é extremamente positiva. O município de Sorriso tem se destacado por investir na qualificação contínua dos profissionais e por valorizar a saúde bucal. Toda essa dedicação resulta em um atendimento mais seguro e humanizado na ponta, para o paciente”, finalizou.