“Essa discussão é extremamente importante; todo e qualquer profissional da saúde precisa se manter em constante aprendizado e saber atender uma situação extrema com agilidade e de forma adequada salva vidas”, frisa a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Semsa), a enfermeira Cátia Luciano.
Cátia destaca que o treinamento foi em três módulos: o primeiro foi 19 de março; o segundo foi no dia 28 de março e o terceiro é hoje. “Tudo foi organizado e planejado de forma que todos os médicos que atuam nos PSFs possam participar em um dos momentos; escalonamos os módulos justamente para ofertar o momento a todos e não prejudicar o atendimento nas unidades”, explica a coordenadora.
Pela manhã, das 7 às 11 horas, a formação é na sede do Conselho Municipal de Saúde na Avenida Blumenau, n.º 206; já à tarde, das 13 às 17 horas, a formação é no Laboratório do Senac, na Travessa Gêmeos, n.º 1465, no Jardim Aurora.
E vale sempre lembrar que ações como essa integram as atividades do departamento de Educação em Saúde e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies).
Rede clínica
Hoje, o Município conta com 27 estratégias de Saúde da Família e três equipes da Atenção Primária. Em todos os espaços é ofertado atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento no bom e velho postinho, Sorriso conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava em que diariamente, das 7 às 19 horas, cinco profissionais médicos atuam; das 19 à meia-noite são quatro médicos; e da meia-noite às 7 da manhã são três médicos de plantão.
Também no período noturno o Município disponibiliza atendimento na Upinha do Santa Clara das 18 horas à meia-noite e na Upinha da Zona Leste das 18 horas às 6 da manhã do dia seguinte. No caso das duas Upinhas, além do trabalho realizado pelo médico responsável pelo espaço, há ainda o reforço clínico prestado via curso de medicina da Faculdade Atenas em dias específicos, quando alunos do curso, sob supervisão de médicos preceptores que incluem o quadro da Atenas, também estão à disposição da população.