Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Um momento para elas. Com o tema “Aqueça seu coração; acredite no seu melhor. Humanizar é preciso”, as auxiliares de saúde bucal e as profissionais que atuam nas áreas administrativas e que por trás das telas movimentam o dia-a-dia da Secretaria de Saúde, terão uma tarde para discutir saúde feminina, mudança de hábitos e qualidade de vida.
O evento será amanhã (18), a partir das 13 horas, as profissionais terão palestra com as psicólogas Fabíola Slaviero Tiecher e Rafaelle Cristina Venega Arenhardt e o fisioterapeuta, Gustavo Silvestre, no Lions Clube.
Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde, destaca que o projeto foi elaborado pela equipe do Departamento e, devido à temática, assim que foi apresentado à equipe do Lions, prontamente a sugestão foi “debatida e aceita pela equipe do Lions, que devido à relevância do tema levou a proposta da discussão para outros municípios”, explica. A profissional destaca que a base do projeto é debater a importância do acolhimento humanizado e da atenção integral voltada às colaboradoras da saúde do Município.
Serviço:
O evento é uma parceria por meio do departamento de Educação em Saúde com o Lions e Leo Clube de Sorriso. A formação será amanhã (18) na sede do Lions Clube, na rua Peixoto de Azevedo 330, Bela Vista.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).