As aulas terão 4 horas de ensino e abordarão a animação em stop motion e as diferentes técnicas utilizadas na produção de filmes. Durante a oficina será apresentado o site do projeto, o www.ocaminhodasaguas.com, que oferece materiais de apoio pedagógico produzidos para auxiliar professores em matéria de educação ambiental, mais especificamente sobre a água.

Depois das oficinas, os educadores que tiverem interesse produzirão um curta em stop motion, juntamente com os estudantes. Os filmes serão postados no canal do projeto no youtube e uma votação popular será aberta. O filme mais votado irá premiar a escola com um projetor, o professor com um tablet e os alunos com uma experiência cultural. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.

O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da Aegea por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo e acontecerá em 11 estados brasileiros.