Na semana passada, a secretária de Educação de Feliz Natal, Patrícia Devetak, e as coordenadoras pedagógicas Sirlene Bernardino e Juliana Mazzei visitaram Sorriso e, juntamente com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, percorreram as escolas municipais para observar de perto a organização no retorno escolar.

Com o objetivo de seguir o modelo, o município vizinho solicitou à secretaria de Educação e Cultura de Sorriso que ofertasse o treinamento aos seus profissionais de educação física. “Esse trabalho foi desenvolvido para repassar aos professores as orientações e normativas de como deve ser feito o retorno às atividades, pensando no bem estar e na segurança das crianças e dos professores. Sabemos que as crianças precisam estar ativas para que a pandemia seja o menos invasiva possível. Por isso, diante dessa nova realidade, estamos nos reinventando”, explica o formador do Cemfor, Willian Bordin.

Antes do retorno às aulas, os professores de Sorriso passaram pelo treinamento, que está sendo colocado em prática nas escolas.  

Para o professor de Feliz Natal, Jean dos Santos Souza, o treinamento é muito importante para que o município consiga retornar às atividades da maneira mais correta. “Nosso município está estudando a possibilidade do retorno presencial e com esse treinamento estamos tendo um norte para que possamos fazer um planejamento válido, para um retorno com qualidade e segurança”, diz.

Segundo a secretária Lúcia, hoje, cerca de 90% das turmas já retornaram às atividades em Sorriso, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério de Educação (MEC) e também a normativa 11/2020 do Governo Federal. “Nosso retorno foi tranqüilo e tivemos o prazer de conceder esse treinamento aos professores de Feliz Natal. Essa troca de experiência é muito importante e precisamos passar à frente as experiências de sucesso”, diz.

O treinamento ocorreu hoje pela manhã (01) e finaliza à tarde, quando o grupo visitará as unidades escolares para ver como as orientações estão sendo seguidas na prática.   

Atualmente, o município de Feliz Natal atende 1,8 mil crianças do ensino infantil ao 9º ano.