A Jornada da Educação Financeira nas Escolas integra a segunda fase do Programa Nacional de Educação Financeira do Sicredi conhecido como Cooperação na Ponta do Lápis. De acordo com a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro MT/RR, Aline Dessbesell, a formação visa capacitar os professores de escolas municipais para trabalhar o tema educação financeira de maneira interdisciplinar em sala de aula, levando conhecimento e reflexão sobre a relação com o dinheiro.

“A Jornada busca a construção de estratégias pedagógicas de um jeito simples, conectando os temas da educação financeira com as habilidades e áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando situações e objetos do dia a dia que dialoguem com a realidade da comunidade escolar ", explica.

No ano passado, os educadores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva participaram da jornada de formação. Ao longo do ano letivo, os professores devem trabalhar o tema educação financeira de maneira interdisciplinar nas turmas do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A iniciativa envolve alunos e toda a comunidade escolar, levando assim o conhecimento e a reflexão sobre a relação com o dinheiro.