Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
No canal do PBO
Professor sorrisense participa de live sobre obesidade infantil

Publicado em 08 de março de 2023 às 12:04
João Ricardo é servidor da Prefeitura e, há 10 anos, desenvolve atividades para aliar o esporte à saúde

A Capital Nacional do Agronegócio também é referência em outros setores, além da produção recorde de grãos. O cuidado com a saúde integral, a promoção do esporte como ferramenta de autocuidado desde a infância, assim como o esporte de competição mesmo, também tem sido motivos de referência para o Município.

Um dos expoentes dessa vertente é o professor João Ricardo Oliveira, que atua no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), na Academia da Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas).

O professor sorrisense participa, nesta quinta-feira (9 de março), às 11 h (horário de Brasília) de uma live do canal no You Tube do Painel Brasileiro de Obesidade (PBO). O tema a ser debatido é a promoção de atividades físicas para crianças, e a mediação será feita pela pesquisadora Doralice Ramos.

Sobre o entrevistado

João é um dos articuladores, desde 2013, do projeto de combate à obesidade infantil promovido por meio da parceria entre a Prefeitura, via Semsas, e a Faculdade Centro Mato-grossense (Facem). João explica que o foco do projeto é, justamente, mudar o estilo de vida das crianças com sobrepeso por meio da educação permanente, tanto das crianças quanto dos pais, focando no incentivo à prática de atividade física, orientação nutricional e psicológica para a adoção de um estilo de vida mais saudável.

O professor também atua no grupo “Viva Mais Saudável”, que promove a atividade física por meio do treino funcional toda terça-feira, às 15h30, na Área Verde Central. “A atividade, em meio à natureza, é gratuita e aberta a toda a comunidade”, convida o professor, lembrando que outra opção é o “Bem Estar”, com atividades no Ginásio Flor do Cerrado,  às terças e quintas, às 7h10.

Sobre o PBO

O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.

Texto: Decom
SIC