Gerente do Sindicato Rural de Sorriso, Farid Tenório destacou que a instituição vem promovendo, junto aos produtores rurais, campanha orientativa para reforçar práticas que ajudam a evitar o temido fogo na lavoura, como colher em horários com menos incidência solar, fazer aceiros e sempre manter um reservatório de água próximo à colheitadeira. O sindicalista informa ainda que estão sendo utilizados recursos alternativos, como as bolas extintoras de fogo, que dispersam produtos específicos para conter as chamas.

Os momentos de discussão, análise e partilha de diversos pontos de vista por meio do Comitê deve trazer resultados para o futuro, mudando a forma de se planejar o trabalho. Comandante da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar Alves Daroit, o capitão BM Eraldo das Neves Moura já levou ao comando estadual a importância de se reavaliar os períodos para realização do trabalho do Batalhão de Emergências Ambientais.

O trabalho se divide em etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização com os incêndios florestais.  Atualmente, explica o BM, o trabalho de prevenção tem início em junho, mas somente neste mês de maio, o índice de incêndios em lavouras foi quatro vezes maior que o mesmo período do ano passado.

“O ideal, portanto, é que este trabalho de prevenção, que consiste no reforço das equipes com brigadistas, possa ter início ainda em maio”, complementou.

“E é justamente este o objetivo do nosso comitê: ampliar a comunicação entre as várias partes envolvidas e interessadas neste trabalho, o que permite a adoção de novas práticas e a promoção de ações focadas na resolução de problemas”, reiterou o prefeito.

Confira também: