Educação Especial

“Entendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva” é o tema da formação que teve início às 7 horas de hoje (27), no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi e prossegue até amanhã (28), das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

O foco da capacitação é aprofundar as discussões sobre o TEA com os professores do serviço Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial de Sorriso (Cemais) e professores regentes que trabalharão com alunos autistas ao longo deste ano. Os estagiários também receberão um novo aporte de conhecimentos na sexta-feira (31), também no Auditório Farroupilha.

No período da manhã, das 7h às 11 horas, o psicólogo Umberto Pelisser e a fonoaudióloga Daisy Polato passarão orientações sobre as funções do estagiário para os estudantes que atuarão na Educação Infantil e ministrarão a palestra “A importância da oralidade na Educação Infantil”. Já no período da tarde, das 13h às 17 horas, o trabalho será voltado para os estagiários da Educação Especial e quem acompanhará Umberto na formação é a psicopedagoga Fabíola Bendô.

Primeiros Socorros

Simultaneamente à formação sobre educação especial, a Semec está estendendo aos professores convocados no teste seletivo o curso de primeiros socorros. A formação está sendo conduzida hoje (27) pela equipe da empresa Bioseg, na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, das 7h às 11horas e das 13h às 17horas. Os professores efetivos passaram por este curso nos dias 21 e 22.

JEPP e União Faz a Vida

Hoje e amanhã (27 e 28), profissionais que participam dos projetos A União Faz a Vida e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) participam de formações específicas. Na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, a formação é voltada para os professores que atuam com JEPP, que tem com foco o empreendedorismo e é idealizado pelo Sebrae.

Também com foco no empreendedorismo, a formação do União faz a Vida, será na sede do Sicredi, instituição que coordena todas as ações da iniciativa. As formações serão das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.