Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Faixas, sinalização e rotatórias

Prefeitura segue com intervenções para promover um trânsito mais seguro

Publicado em 16 de março de 2021 às 12:19

A Perimetral Sudoeste vai contar com uma faixa elevada para a passagem de pedestres no trecho próximo ao prédio que abriga uma escola e uma faculdade. O trabalho, que começou hoje (16), deve ser concluído em uma semana.

Assim como a Perimetral, outros pontos da cidade também vêm recebendo intervenções para promover um trânsito mais seguro e fluido.  Por meio do trabalho integrado entre a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) , a Prefeitura segue com o trabalho de instalação de novos dispositivos de segurança no trânsito, como faixas elevadas, rotatórias e lombadas, e também atua no reforço da sinalização já existente.

Em fevereiro, foram instaladas lombadas nos bairros União, Novo Horizonte II, Santa Maria, Terra Brasil e Mário Raiter e Industrial. Proibidas desde 1998, as lombadas somente são instaladas pelas Semosp em pontos que passaram pelo crivo da Semsep.

Assim como a faixa elevada da Perimetral, que está sendo instalada próxima a uma unidade escolar, outro ponto que recebeu a mesma estrutura foi a Rua Vale Dourado, no Bairro Rota do Sol, em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis) que está sendo finalizado no local.

Além de ofertar pontos mais seguros para a travessia de pedestres por meio das faixas elevadas; ações em cruzamentos também estão no radar para reduzir acidentes. Para tanto, algumas intersecções estão recebendo atenção especial com a implantação de rotatórias, bem como a revitalização de antigas. No mês passado, foi reformada a rotatória da Avenida Tancredo Neves com a Perimetral Noroeste, que também passou a ser do tipo “prato invertido”, modelo adotado pela Semsep por conferir maior agilidade ao trânsito com mais segurança.

Outros pontos que passaram a contar com uma rotatória foram o cruzamento entre a Rua São Francisco de Assis e a Lions Clube, na região Leste do município;  a intersecção entre a Avenida Curitiba e a Avenida dos Ipês, no Jardim Itália; e também a Avenida Noêmia Dal Molin, onde se encontra a Perimetral Sudoeste. De acordo com o planejamento da Semsep, a Noêmia vai receber mais três rotatórias nos próximos dias, nos pontos de intersecção com a Avenida Brescansin, com a Avenida Tancredo Neves e com a Rua Graciliano Ramos.

“O trabalho tem como foco promover ações prevencionistas e, para isso levamos em consideração uma série de fatores, estudos, a análise de ocorrências e também a contribuição de representantes da sociedade civil organizada, assim como de nossos vereadores”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura.

Além destas intervenções, é constante a revitalização da sinalização viária, seja com a instalação de placas ou a pintura nas ruas. Entre os pontos que receberam estas ações em fevereiro, podem ser citadas a Avenida Natalino João Brescansin, o Residencial Pinheiros II e a região próxima ao IFMT. “Temos um mapeamento de pontos que devem passar por este trabalho, mas a população pode contribuir informando locais que precisem de um reforço na sinalização”, explica o secretário-adjunto da Semsep, Emiliano Preima. Para contribuir, a população pode entrar em contato pelo 3544 3563, das 7h às 13 horas.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Prefeitura e Alexandre Perassoli