Além do "up!" da sinalização, mudança de sentido de vias próximas a unidades escolares, o pedido de “menos velocidade” perto destes locais também faz parte da lição de casa para um trânsito menos violento. Tanto que a unidade-teste para a implantação de lombadas eletrônicas em Sorriso foi instalada em uma região assim: a Avenida Blumenau, bem aos fundos da Escola Municipal Rui Barbosa. Além do fluxo de alunos desta unidade específica, ali neste ponto,  a Blume também é cenário de “ir e vir” para pais e alunos da Leonel Brizola (também municipal) e da Mário Spinelli (estadual).

Da mesma forma que o “ir e vir” recebe um cuidado especial, o “estacionar” também merece igual atenção. “Pedimos, mais uma vez, que sejam rigorosamente respeitadas as vagas de estacionamento especial nas proximidades destas vias, seja para idosos, PNEs ou veículos escolares”, reitera Moura, acrescentando que “só aquele minutinho” que uma vaga é ocupada de maneira irregular, pode atrapalhar todo o fluxo naquele momento.

“A vaga para os veículos de transporte escolar é justamente para facilitar  e tornar mais seguro o embarque e o desembarque de crianças e adolescentes, por isso, a importância de manter estes acessos exclusivamente para estes veículos, sejam os ônibus do transporte escolar da Prefeitura ou os ônibus e as vans particulares”, reforça Moura.

Dúvidas sobre o trânsito? Solicitação de atendimento em caso de acidentes sem vítimas? Ligue 153, o número da Guarda Municipal de Trânsito (GM), que funciona todos os dias, nas 24 horas do dia. Nos acidentes com vítimas, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 192.  Dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios sobre a infraestrutura urbana? Ligue 150, o número da Ouvidoria da Prefeitura. Neste mesmo canal, é possível também obter informações e expor opiniões sobre outros serviços realizados pelo Executivo Municipal, assim como informações e orientações sobre a covid-19.