Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio das equipes da Defesa Civil e de sinalização de trânsito, sinalizaram alguns locais da cidade com placas, avisando dos perigos que o local oferece, de acordo com o ambiente.
O trabalho de sinalização, realizado na quarta-feira, dia 15, em diferentes pontos da cidade, visa alertar a população dos perigos existentes naquele local e garantir segurança aos usuários nos ambientes públicos.
No Parque Ecológico Municipal, Claudino Frâncio e no Parque Municipal Rota do Sol, José João Valdameri, por exemplo, foram colocadas placas que sinalizam que é proibido nadar e risco de afogamento, já nas Obras do Lago do Vila Bela, o alerta foi de acesso restrito.
De acordo com a secretário, José Carlos Moura, essas ações colaboram com a segurança dos usuários dos ambientes públicos e demonstram a preocupação do Poder Público com a segurança dos Munícipes. A utilização de uma sinalização adequada ajuda-nos a prevenir os riscos existentes nos locais.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).