Com equipes próprias, a Prefeitura de Sorriso segue com o trabalho de reforço da drenagem de águas pluviais na região do Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri. Até outubro, estima o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller, deve ser concluído o trabalho de instalação de três fileiras de tubos de polietileno (PEAD) de um metro de diâmetro, uma caixa de captação e uma caixa para dissipação da água, perfazendo um total de 60 metros da infraestrutura.
“Com isso, tanto o lago, quanto a Avenida Blumenau, devem permanecer intactos mesmo com o intenso período chuvoso que se avizinha”, acredita Geller. Ainda de acordo com o gestor, o investimento na empreitada é de cerca de R$ 350 mil, já que, tanto operários, quanto equipamentos, integram os quadros próprios da Semosp.
Tornar o sistema de drenagem mais robusto naquela região tem sido uma preocupação da Administração Municipal, pois mesmo com a implantação de um talvegue, ainda em 2021, se mostrou necessário acrescentar estruturas para evitar o transbordamento do lago ou a erosão da pista.
“A cidade cresceu de maneira intensa e segue se expandindo constantemente, então, reforçar esse sistema de drenagem é vital, porque os sistemas de drenagem de vários bairros acabam tendo como destino este local”, complementa o prefeito.