Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Você mora nos bairros São José, Bela Vista ou Jardim Europa, ou tem eles como rota? Se sim, já deve ter reparado na presença de equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em vários pontos. É que, desde a semana passada, a Prefeitura, por meio da Semosp, está executando ações de melhoria da drenagem, construção e reparo de sarjetas e meios-fios nestes pontos, especialmente na Perimetral Sudoeste e na Rua Lupicínio Rodrigues. Em outro extremo da cidade, no Rota do Sol, o trabalho também está sendo feito nas proximidades da Faculdade Atenas.
De acordo com o titular da Semosp, Milton Geller, a ação deve resolver de maneira definitiva deficiências pontuais de drenagem. “No Bairro São José, por exemplo, quando a chuva vinha com muita intensidade, a água acabava invadindo algumas residências e, diante da solicitação destes moradores, estamos buscando uma solução para este problema, que traz um transtorno enorme para estas famílias”, comenta.
O trabalho das equipes nestes locais deve ser feito até a próxima semana e os pontos devidamente sinalizados. Diante disso, vale a recomendação para que condutores reduzam a velocidade e redobrem a atenção nestes locais, evitando assim qualquer tipo de acidente.
Geller lembra ainda que a população deve informar pontos que precisem de uma atenção especial da Semosp na manutenção, seja de sarjetas, meios-fios, bocas de lobo, pavimentação ou iluminação pública. “Fazemos um mapeamento constante de todo o perímetro urbano, no entanto, a contribuição de cada morador faz a diferença para mantermos a cidade sempre em dia”, complementa, informando que as solicitações podem ser feitas diretamente pelo zap da Semosp, o 66 99690 1823. “Se for possível, enviar uma foto do problema a ser resolvido, assim como a localização”, solicita o gestor.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).