O Agroestrada, divulgado pelo Governo do estado em agosto do ano passado, prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as Prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução. O programa terá duração de 18 meses e os recursos serão alocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, explica que Sorriso já conta com uma legislação específica que autoriza a adesão ao programa. “É um processo que vem sendo costurado desde o anúncio deste programa pelo Governo do Estado, permitindo assim que Sorriso possa avançar de maneira significativa na pavimentação das estradas vicinais”.

Para o prefeito, a organização dos produtores rurais da região na viabilização do projeto  mostra a importância do trabalho articulado entre poder público e iniciativa privada. “A manutenção do diálogo franco e o foco na busca de soluções é imperativo para que possamos avançar cada vez mais para, pouco a pouco, trecho a trecho, asfaltar nossos quase 2 mil quilômetros de vicinais”.

Para asfaltar o trecho de 30 quilômetros, que corta a MT-140 e a BR/MT – 242, o custo da obra está orçado em cerca de R$ 37 milhões. “Além das duas intersecções nestes pontos, uma rótula na 140 e uma intersecção alongada na 242, o projeto também prevê uma ponte de concreto ”, detalha a engenheira. Com 46 metros de extensão, a ponte terá 8,80 metros de largura. Já a pista de rolamento será de 7 metros de largura, com 1,5 m de acostamento de cada lado.