Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Menu
Página inicial
Sobre a Secretaria
Responsável
Legislação
Organograma
Missão, Visão & Valores
Serviços
Programas
Notícias

SEMSAS - SAÚDE E SANEAMENTO


Plano Municipal de Saúde - PMS

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento é a Gestora do Sistema Municipal de Saúde, e o órgão responsável pela execução da política de saúde e compete:

  1. Promover a proteção e recuperação da saúde da população, conforme os campos de atenção à saúde, levadas a efeito pelo Sistema Único de Saúde para o atendimento das demandas pessoais e das exigências ambientais, realizando através de seus órgãos: pesquisas, planejamento, orientação, coordenação e execução de medidas que visem saúde integral com qualidade de vida, bem como incentivando estudos e programas sobre fatores epidemiológicos, dentro dos princípios, diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde - SUS, compreendendo atividades individuais e coletivas desenvolvidas pelo SUS, através de equipamentos próprios e conveniados, tais como, controle de endemias e ações e serviços de vigilância epidemiológica;
  2. Realizar o controle e inspeção nas ações e serviços de vigilância sanitária;
  3. Ações de saúde ambiental e saneamento básico;
  4. Ações de assistência integral à saúde;
  5. Executar os programas integrantes da Política Municipal de Saúde e Saneamento, nos termos dos artigos nº 79 a 83 da Lei Orgânica Municipal, assim como, do Plano Integrado de Desenvolvimento do Município, e da Lei Orçamentária em vigor;
  6. Realizar, em parceria com a Secretaria de Fazenda, estudos básicos nas áreas de Saúde Pública, medicina alternativa, fito terapia com base na biodiversidade amazônica, entre outros, visando fundamentar a proposição e o desenvolvimento de atividades promotoras de melhoria dos indicadores de Saúde e de Qualidade de Vida da população;
  7. Coordenar, com apoio instrumental do Conselho Municipal de Saúde, a execução da Política Municipal de Saúde e Saneamento, no contexto do plano integrado e dos instrumentos programáticos e orçamentários aprovados em Lei;
  8. Exercer, privativamente, a direção do Sistema Único de Saúde do Município, tendo por diretrizes básicas a descentralização operativa, a participação comunitária e o atendimento integral;
  9. Dedicar prioridade crescente para as atividades educativas e preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
  10. Assessorar o Prefeito nos assuntos de sua competência e que nesta condição lhe forem cometidos e fornecer dados e informações a fim de subsidiar o processo decisório.

  • Educação e saúde andam juntas
    Unidades de Saúde estarão abertas no sábado, 26, para imunização e entrega de declarações
  • Covid-19
    Unidades de Saúde da Família ofertam teste rápido
  • Transparência
    Prefeitura divulga lista de licitações previstas até dezembro
  • Conferência Municipal
    Sorriso debate efeitos da pandemia na vida de crianças e adolescentes
  • Lei de Liberdade Econômica
    Prefeitura apresentará proposta de criação da lei para desburocratização do sistema
  • Novembro Azul
    Semsas inicia série de encontros para debater saúde masculina
  • Em parceria com o Estado, Sorriso já investiu mais de R$ 4 milhões em cirurgias somente em 2022
  • Equipes debatem limpeza e desinfecção de ambientes de saúde
  • Liberdade econômica
    Prefeitura avança na lei de desburocratização do sistema - Lei da Liberdade Econômica
  • Campanha encerrou
    Sorriso ultrapassa os 99% na imunização contra a pólio
    Home
    Transparência
    SIC
    Ouvidoria
    Nós usamos cookies
    Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
    Saber mais