Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Menu
Página inicial
Sobre a Secretaria
Responsável
Legislação
Organograma
Missão, Visão & Valores
Serviços
Programas
Notícias
Conteúdos
Modelo Documento Padrão

SEMSAS - SAÚDE E SANEAMENTO


Plano Municipal de Saúde - PMS

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento é a Gestora do Sistema Municipal de Saúde, e o órgão responsável pela execução da política de saúde e compete:

  1. Promover a proteção e recuperação da saúde da população, conforme os campos de atenção à saúde, levadas a efeito pelo Sistema Único de Saúde para o atendimento das demandas pessoais e das exigências ambientais, realizando através de seus órgãos: pesquisas, planejamento, orientação, coordenação e execução de medidas que visem saúde integral com qualidade de vida, bem como incentivando estudos e programas sobre fatores epidemiológicos, dentro dos princípios, diretrizes e bases do Sistema Único de Saúde - SUS, compreendendo atividades individuais e coletivas desenvolvidas pelo SUS, através de equipamentos próprios e conveniados, tais como, controle de endemias e ações e serviços de vigilância epidemiológica;
  2. Realizar o controle e inspeção nas ações e serviços de vigilância sanitária;
  3. Ações de saúde ambiental e saneamento básico;
  4. Ações de assistência integral à saúde;
  5. Executar os programas integrantes da Política Municipal de Saúde e Saneamento, nos termos dos artigos nº 79 a 83 da Lei Orgânica Municipal, assim como, do Plano Integrado de Desenvolvimento do Município, e da Lei Orçamentária em vigor;
  6. Realizar, em parceria com a Secretaria de Fazenda, estudos básicos nas áreas de Saúde Pública, medicina alternativa, fito terapia com base na biodiversidade amazônica, entre outros, visando fundamentar a proposição e o desenvolvimento de atividades promotoras de melhoria dos indicadores de Saúde e de Qualidade de Vida da população;
  7. Coordenar, com apoio instrumental do Conselho Municipal de Saúde, a execução da Política Municipal de Saúde e Saneamento, no contexto do plano integrado e dos instrumentos programáticos e orçamentários aprovados em Lei;
  8. Exercer, privativamente, a direção do Sistema Único de Saúde do Município, tendo por diretrizes básicas a descentralização operativa, a participação comunitária e o atendimento integral;
  9. Dedicar prioridade crescente para as atividades educativas e preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
  10. Assessorar o Prefeito nos assuntos de sua competência e que nesta condição lhe forem cometidos e fornecer dados e informações a fim de subsidiar o processo decisório.

  • De 2/12 a 5/01
    Prefeitura define recesso administrativo de fim de ano
  • Executivo Municipal
    Confira o funcionamento de repartições públicas nos dias 15 e 20 de novembro
  • Governo de Transição
    Prefeito eleito apresenta nova equipe gestora para 2025/2028
  • Reconhecimento nacional
    Sorriso vai receber o selo prata de erradicação da transmissão vertical do HIV e tratamento da sífilis
  • 28 de outubro
    Repartições públicas estarão fechadas na segunda-feira, em respeito ao Dia do Servidor Público
  • Transparência
    Equipe de transição conhece todos os detalhes da Secretaria de Saúde e Saneamento
  • Executivo Municipal
    Prefeitura define equipe de transição de mandato
  • A cor rosa
    Mês de outubro é voltado ao debate da saúde feminina
  • Campanha de imunização antirrábica terá início no dia 8 de julho
  • Saúde
    Instituto Nefrológico é oficialmente inaugurado
    Home
    Transparência
    SIC
    Ouvidoria
    Nós usamos cookies

    Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
    Saber mais

    Entendi